Artistas baixam as calças em protesto contra parcelamento do Fundo de Cultura
Uma performance corporal inusitada integrou nesta sexta-feira (1º) o quinto dia de manifestações contra o adiamento e o parcelamento dos recursos do Fundo Estadual de Cultura por parte do governo estadual. Enfileirados em frente ao Centro Administrativo do Estado, na Praça Cívica, de costas, seis artistas baixaram as calças em protesto, formado em sequência os dizeres “Libera o Fundo”. Rapidamente as imagens do protesto ganharam as redes sociais na rede, especialmente Facebook, Twitter e WhatsApp.
A “intervenção”, conforme explicou um dos artistas, o bailarino e coreógrafo Kleber Damaso, “representou o mesmo constrangimento que o parcelamento do Fundo de Cultura representou para a categoria artística”. Damaso é um dos 270 proponentes selecionados no primeiro edital do Fundo, que viram os recursos serem adiados por três vezes depois da primeira data estabelecida. Agora, o governo promete liberar os recursos em três parcelas de agosto a outubro.
De acordo com o artista, a intervenção foi uma criação coletiva que vinha sendo pensada desde o início da semana. Ele afirma que a categoria continua insatisfeita por não ter sido ouvida pelo governo durante todo o processo. Entre os artistas que participaram do protesto estão Luciana Celestino, que também tem projeto aprovado no edital, Felipe Ferro, Roger Thomas, Lívia Vergara e Dan Pimentel.
O POPULAR/Blog do Magazine/Rodrigo Alves - 01/08/2014
Trata-se de um desrespeito aos fazedores de cultura a forma com que o governo do estado de Goiás vem tratando o assunto dos repasses do Fundo Estadual de Cultura, aos projetos selecionados no edital. O Blog Cultura Viva repudia essa atitude, acreditando no entanto que essa situação será revista, afinal muitos projetos já estão em andamento e o parcelamento dos repasses comprometerão a realização dos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão publicados.