Festival Musical Adeijamar Durães de Oliveira - Acreúna - GO
“Sem Música, a Vida Seria um Erro”, já dizia o filosofo alemão niilista Friedrich Nietzche. Como cidadão, vejo nessa citação um motivo para acreditar mais na vida e influenciá-la... nos caminhos da aprendizagem e da cultura.
Nossa querida Acreúna, nos últimos anos, deu passos importantes em termos culturais relacionados à música. Uma prova maior desse fato são as ações no setor. A Secretaria da Educação teve a iniciativa de adquirir instrumentos musicais e abriu vagas para monitores de instrumentos musicais, cargos esses ocupados pelos jovens Thiago Henrique e Rubens. Os mesmos desenvolvem um árduo trabalho, norteando as crianças nesse estimulante e instigante caminho que está sempre em processo de evolução, que é o caminho da música nas escolas municipais e também em nossa comunidade. Como se já não bastasse o belo labuto que Thiago Henrique e Rubens fazem dentro das escolas, junto ao Diretor de Cultura Ruyter Fernandes revitalizaram depois de muito tempo a nossa saudosa Fanfarra, já com a realização de ensaios incessantes nos períodos da tarde. Além de embelezarem nossas datas festivas, ainda resgatam nossos sentimentos cívicos, regionalistas e patriotas, na tentativa de fazer-nos orgulhosos de quem somos. Em homenagem ao saudoso compositor do hino de Acreúna, a fanfarra receberá o nome de: Fanfarra Municipal Délio de Vasconcelos.
Temos ainda nossa já consolidada Orquestra Caipira Alma Sertaneja, que se dedica a resgatar nossos valores enraizados na musicalidade caipira, que representa muito bem nossa cultura local. A Orquestra Caipira é formada em sua totalidade por pessoas da comunidade acreunense, em sua maioria por senhores com mais de sessenta anos de idade e que demonstram um vigor juvenil no desbravamento de nossas fronteiras culturais, levando nossa musicalidade aos quatro cantos de nosso estado Goiano e em breve romperá fronteiras apresentando-se em outros estados, pois convites já existem.
Muito ainda tem que ser feito na música e em todas as esferas da cultura, e o prefeito Rogério Sandim tem se mostrado atencioso para com as ações da cultura, atentando para o fato dessa ser uma grande aliada contra as mazelas sociais e auxiliadora na formação dos cidadãos de bem. Ainda há muito que caminhar, mas com calma e paciência, acertando e errando vamos chegar lá, só não erra quem não faz e, com certeza, muitas ações serão realizadas em prol de nossa cultura em todas as esferas. Sandim já declarou que em sua gestão a cultura terá atenção especial, pois um povo sem cultura é um povo sem história.
Contudo, todo esse processo será "passo a passo" reformulado à medida que as situações assim exigirem, pois temos o intuito de propiciar um desenvolvimento cultural abrangente e democratizador, propiciando a todos os acreunenses a possibilidade de se valerem desse bem cultural que é a música.
Finalizando, inspirado na frase citada de Nietzche, venho através deste documento, convidar toda a população, cantores e músicos, a participar da seletiva eliminatória e do Festival Musical Adeijamar Durães de Oliveira. Não deixem de participar, lembrando que as vagas são limitadas. Para maiores informações procure a Diretoria de Cultura situada na Biblioteca Municipal Jerônimo Martins Marquez.
Boa sorte a todos!
REGULAMENTO DO FESTIVAL MUSICAL ADEIJAMAR DURÃES DE OLIVEIRA
A Prefeitura Municipal de Acreúna realizará o Festival Musical Adeijamar Durães de Oliveira, em comemoração ao 37º Aniversário do município. O festival receberá esse nome em homenagem ao valoroso servidor público municipal Adeijamar Durães de Oliveira, que viveu no município de Acreúna por mais de três décadas e muito bem representou nossa cultura musical, sendo, inclusive, o maior vencedor de festivais de músicas de Acreúna, trazendo sempre aos festivais seu estilo descontraído e voltado a MPB. O festival musical possui o intuito de apoiar culturalmente os cantores amadores e profissionais, bandas e grupos musicais, bem como promover entretenimento, lazer e diversão aos acreunenses. A organização do Festival ficará por conta da Diretoria de Cultura de Acreúna.
01- Inscrições
• Não serão cobradas inscrições.
• As inscrições estarão abertas do dia 27/04 ao dia 03/05/2013, impreterivelmente.
• Poderão ser inscritas 2 (duas) músicas por candidato, uma para etapa eliminatória e outra para a etapa final.
• Lembrando aos interessados que as vagas são limitadas, não podendo exceder o limite de 20 (vinte) vagas por cada categoria.
20 vagas para a categoria adulto
20 vagas para a categoria infantil
20 vagas para a categoria Gospel
• As inscrições serão realizadas na Biblioteca Municipal Jerônimo Martins Marquez
Rua: Jordelina do Carmo Arantes, 86 Centro
Telefone para Contato (64) 3645-8009 ou (64) 9933 6908
• Candidatos menores de 18 anos deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis, faz-se necessário que o responsável pelo menor assine junto com ele sua inscrição e que o acompanhe durante suas apresentações.
02- Candidatos
• Visando a realização de um evento musical de qualidade elevada, qualquer pessoa de nacionalidade brasileira pode se inscrever, mesmo profissionais da música.
• Poderão concorrer cantores, duplas, bandas e grupos musicais.
• Os candidatos poderão apresentar-se com acompanhamento musical, playback ou instrumento próprio;
• Ficará a critério e responsabilidade dos candidatos o método de apresentação.
• Teremos também um músico instrumentista que poderá fazer o acompanhamento dos cantores. Para isso, o candidato deverá indicar no ato da inscrição que fará uso desse serviço.
• Será feita uma eliminatória entre todos os participantes, adultos e infantis, no dia 06/05/2013 na Biblioteca Municipal Jerônimo Martins Marquez a partir das 08:00, até às 11:00 (matutino) e 13:00 às 17:00 (vespertino).
Obs.: Ao participante cabe especificar no ato da inscrição o período em que poderá participar da eliminatória, lembrando que são 30 (trinta) vagas para o período matutino e 30 (trinta) vagas para o período vespertino.
• Após a fase eliminatória, apenas 6 (seis) candidatos, estarão aptos a participar dos ensaios e do festival musical, que será realizado no 10/05/2013.
• Os ensaios serão realizados dos dias 08 e 09/05/2013 na Feira Coberta de Acreúna a partir das 08:00 até às 11:00 (matutino) e de 13:00 às 17:00 (vespertino)
03- Categorias
• Este ano teremos três categorias: abaixo de 14 anos (categoria Infantil), 15 anos acima (categoria Adulto) e Gospel (14 anos acima). Tendo em vista a crescente participação de pessoas nos festivais com músicas gospel, o prefeito resolveu criar uma categoria para atender a esse segmento que apresenta grande qualidade musical.
04- Apresentação
• O Festival Musical Adeijamar Durães de Oliveira - Acreúna - GO será realizado no dia 10/05/2013 (final), no Parque de Exposições Adélio Alves do Prado em Acreúna - GO.
• Os candidatos se apresentarão por ordem definida em sorteio.
• Os Candidatos deverão estar no local da apresentação a partir das 20:00, pois os locutores do evento só farão uma chamada e caso o concorrente não se apresente em 2 (dois) minutos, estará automaticamente desclassificado.
• O tema e o gênero musical serão livres, no entanto não serão aceitas músicas que façam apologia ao uso de drogas, ou que firam os princípios éticos e morais da sociedade.
05- Avaliação
• Os candidatos serão avaliados por uma comissão de 3 julgadores em cada fase;
• Eliminatória - serão aprovados 6 (seis) candidatos de cada uma das 3 (três) categorias para participarem da final.
• Final - serão escolhidos entre os 6 (seis) finalistas os cinco melhores
• A decisão do júri é soberana não cabendo recurso em nenhuma das etapas do festival.
5.1- Critérios de avaliação
1º Afinação
2º Ritmo
3º Presença de Palco
06- Empate
Em caso de empate será adotado o seguinte critério para desempate:
1º - Maior nota em afinação
2º - Maior nota em ritmo
3º- Maior nota em presença de palco
4º - Critério de menor idade, ou seja, o candidato mais jovem será o escolhido.
07- Premiação
• Os 5 (cinco) primeiros classificados de cada categoria receberão troféu, sendo que os 3 primeiros colocados de cada categoria receberão premiação em dinheiro como segue:
Categoria Adulto (15 (quinze) anos acima)
• 1° colocado: R$ 1.000,00
• 2° colocado: R$ 500,00
• 3° colocado: R$ 250,00
Categoria Gospel (14 (quatorze) anos acima)
• 1° colocado: R$ 1.000,00
• 2° colocado: R$ 500,00
• 3° colocado: R$ 250,00
Categoria Infantil (14 (quatorze) anos abaixo)
• 1° colocado: R$ 500,00
• 2° colocado: R$ 250,00
• 3° colocado: R$ 150,00
Os prêmios serão entregues ainda no dia 10 de maio de 2013, após o encerramento do festival, ficando, no entanto, condicionados ao termino da somatória das notas dos candidatos pelos jurados.
08- Prescrições Diversas
• A decisão do júri é soberana, não cabendo recurso em qualquer instância. Casos omissos nesse regulamento serão resolvidos por Comissão a ser designada pela Secretaria Municipal da Educação e pela Diretoria Municipal de Cultura do Município de Acreúna. Os coordenadores do Festival Musical representarão, para todos os fins, os atos referentes ao desenvolvimento do Festival, seleção, classificação final e premiação.
“Sem Música, a Vida Seria um Erro”, já dizia o filosofo alemão niilista Friedrich Nietzche. Como cidadão, vejo nessa citação um motivo para acreditar mais na vida e influenciá-la... nos caminhos da aprendizagem e da cultura.
Nossa querida Acreúna, nos últimos anos, deu passos importantes em termos culturais relacionados à música. Uma prova maior desse fato são as ações no setor. A Secretaria da Educação teve a iniciativa de adquirir instrumentos musicais e abriu vagas para monitores de instrumentos musicais, cargos esses ocupados pelos jovens Thiago Henrique e Rubens. Os mesmos desenvolvem um árduo trabalho, norteando as crianças nesse estimulante e instigante caminho que está sempre em processo de evolução, que é o caminho da música nas escolas municipais e também em nossa comunidade. Como se já não bastasse o belo labuto que Thiago Henrique e Rubens fazem dentro das escolas, junto ao Diretor de Cultura Ruyter Fernandes revitalizaram depois de muito tempo a nossa saudosa Fanfarra, já com a realização de ensaios incessantes nos períodos da tarde. Além de embelezarem nossas datas festivas, ainda resgatam nossos sentimentos cívicos, regionalistas e patriotas, na tentativa de fazer-nos orgulhosos de quem somos. Em homenagem ao saudoso compositor do hino de Acreúna, a fanfarra receberá o nome de: Fanfarra Municipal Délio de Vasconcelos.
Temos ainda nossa já consolidada Orquestra Caipira Alma Sertaneja, que se dedica a resgatar nossos valores enraizados na musicalidade caipira, que representa muito bem nossa cultura local. A Orquestra Caipira é formada em sua totalidade por pessoas da comunidade acreunense, em sua maioria por senhores com mais de sessenta anos de idade e que demonstram um vigor juvenil no desbravamento de nossas fronteiras culturais, levando nossa musicalidade aos quatro cantos de nosso estado Goiano e em breve romperá fronteiras apresentando-se em outros estados, pois convites já existem.
Muito ainda tem que ser feito na música e em todas as esferas da cultura, e o prefeito Rogério Sandim tem se mostrado atencioso para com as ações da cultura, atentando para o fato dessa ser uma grande aliada contra as mazelas sociais e auxiliadora na formação dos cidadãos de bem. Ainda há muito que caminhar, mas com calma e paciência, acertando e errando vamos chegar lá, só não erra quem não faz e, com certeza, muitas ações serão realizadas em prol de nossa cultura em todas as esferas. Sandim já declarou que em sua gestão a cultura terá atenção especial, pois um povo sem cultura é um povo sem história.
Contudo, todo esse processo será "passo a passo" reformulado à medida que as situações assim exigirem, pois temos o intuito de propiciar um desenvolvimento cultural abrangente e democratizador, propiciando a todos os acreunenses a possibilidade de se valerem desse bem cultural que é a música.
Finalizando, inspirado na frase citada de Nietzche, venho através deste documento, convidar toda a população, cantores e músicos, a participar da seletiva eliminatória e do Festival Musical Adeijamar Durães de Oliveira. Não deixem de participar, lembrando que as vagas são limitadas. Para maiores informações procure a Diretoria de Cultura situada na Biblioteca Municipal Jerônimo Martins Marquez.
Boa sorte a todos!
REGULAMENTO DO FESTIVAL MUSICAL ADEIJAMAR DURÃES DE OLIVEIRA
A Prefeitura Municipal de Acreúna realizará o Festival Musical Adeijamar Durães de Oliveira, em comemoração ao 37º Aniversário do município. O festival receberá esse nome em homenagem ao valoroso servidor público municipal Adeijamar Durães de Oliveira, que viveu no município de Acreúna por mais de três décadas e muito bem representou nossa cultura musical, sendo, inclusive, o maior vencedor de festivais de músicas de Acreúna, trazendo sempre aos festivais seu estilo descontraído e voltado a MPB. O festival musical possui o intuito de apoiar culturalmente os cantores amadores e profissionais, bandas e grupos musicais, bem como promover entretenimento, lazer e diversão aos acreunenses. A organização do Festival ficará por conta da Diretoria de Cultura de Acreúna.
01- Inscrições
• Não serão cobradas inscrições.
• As inscrições estarão abertas do dia 27/04 ao dia 03/05/2013, impreterivelmente.
• Poderão ser inscritas 2 (duas) músicas por candidato, uma para etapa eliminatória e outra para a etapa final.
• Lembrando aos interessados que as vagas são limitadas, não podendo exceder o limite de 20 (vinte) vagas por cada categoria.
20 vagas para a categoria adulto
20 vagas para a categoria infantil
20 vagas para a categoria Gospel
• As inscrições serão realizadas na Biblioteca Municipal Jerônimo Martins Marquez
Rua: Jordelina do Carmo Arantes, 86 Centro
Telefone para Contato (64) 3645-8009 ou (64) 9933 6908
• Candidatos menores de 18 anos deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis, faz-se necessário que o responsável pelo menor assine junto com ele sua inscrição e que o acompanhe durante suas apresentações.
02- Candidatos
• Visando a realização de um evento musical de qualidade elevada, qualquer pessoa de nacionalidade brasileira pode se inscrever, mesmo profissionais da música.
• Poderão concorrer cantores, duplas, bandas e grupos musicais.
• Os candidatos poderão apresentar-se com acompanhamento musical, playback ou instrumento próprio;
• Ficará a critério e responsabilidade dos candidatos o método de apresentação.
• Teremos também um músico instrumentista que poderá fazer o acompanhamento dos cantores. Para isso, o candidato deverá indicar no ato da inscrição que fará uso desse serviço.
• Será feita uma eliminatória entre todos os participantes, adultos e infantis, no dia 06/05/2013 na Biblioteca Municipal Jerônimo Martins Marquez a partir das 08:00, até às 11:00 (matutino) e 13:00 às 17:00 (vespertino).
Obs.: Ao participante cabe especificar no ato da inscrição o período em que poderá participar da eliminatória, lembrando que são 30 (trinta) vagas para o período matutino e 30 (trinta) vagas para o período vespertino.
• Após a fase eliminatória, apenas 6 (seis) candidatos, estarão aptos a participar dos ensaios e do festival musical, que será realizado no 10/05/2013.
• Os ensaios serão realizados dos dias 08 e 09/05/2013 na Feira Coberta de Acreúna a partir das 08:00 até às 11:00 (matutino) e de 13:00 às 17:00 (vespertino)
03- Categorias
• Este ano teremos três categorias: abaixo de 14 anos (categoria Infantil), 15 anos acima (categoria Adulto) e Gospel (14 anos acima). Tendo em vista a crescente participação de pessoas nos festivais com músicas gospel, o prefeito resolveu criar uma categoria para atender a esse segmento que apresenta grande qualidade musical.
04- Apresentação
• O Festival Musical Adeijamar Durães de Oliveira - Acreúna - GO será realizado no dia 10/05/2013 (final), no Parque de Exposições Adélio Alves do Prado em Acreúna - GO.
• Os candidatos se apresentarão por ordem definida em sorteio.
• Os Candidatos deverão estar no local da apresentação a partir das 20:00, pois os locutores do evento só farão uma chamada e caso o concorrente não se apresente em 2 (dois) minutos, estará automaticamente desclassificado.
• O tema e o gênero musical serão livres, no entanto não serão aceitas músicas que façam apologia ao uso de drogas, ou que firam os princípios éticos e morais da sociedade.
05- Avaliação
• Os candidatos serão avaliados por uma comissão de 3 julgadores em cada fase;
• Eliminatória - serão aprovados 6 (seis) candidatos de cada uma das 3 (três) categorias para participarem da final.
• Final - serão escolhidos entre os 6 (seis) finalistas os cinco melhores
• A decisão do júri é soberana não cabendo recurso em nenhuma das etapas do festival.
5.1- Critérios de avaliação
1º Afinação
2º Ritmo
3º Presença de Palco
06- Empate
Em caso de empate será adotado o seguinte critério para desempate:
1º - Maior nota em afinação
2º - Maior nota em ritmo
3º- Maior nota em presença de palco
4º - Critério de menor idade, ou seja, o candidato mais jovem será o escolhido.
07- Premiação
• Os 5 (cinco) primeiros classificados de cada categoria receberão troféu, sendo que os 3 primeiros colocados de cada categoria receberão premiação em dinheiro como segue:
Categoria Adulto (15 (quinze) anos acima)
• 1° colocado: R$ 1.000,00
• 2° colocado: R$ 500,00
• 3° colocado: R$ 250,00
Categoria Gospel (14 (quatorze) anos acima)
• 1° colocado: R$ 1.000,00
• 2° colocado: R$ 500,00
• 3° colocado: R$ 250,00
Categoria Infantil (14 (quatorze) anos abaixo)
• 1° colocado: R$ 500,00
• 2° colocado: R$ 250,00
• 3° colocado: R$ 150,00
Os prêmios serão entregues ainda no dia 10 de maio de 2013, após o encerramento do festival, ficando, no entanto, condicionados ao termino da somatória das notas dos candidatos pelos jurados.
08- Prescrições Diversas
• A decisão do júri é soberana, não cabendo recurso em qualquer instância. Casos omissos nesse regulamento serão resolvidos por Comissão a ser designada pela Secretaria Municipal da Educação e pela Diretoria Municipal de Cultura do Município de Acreúna. Os coordenadores do Festival Musical representarão, para todos os fins, os atos referentes ao desenvolvimento do Festival, seleção, classificação final e premiação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão publicados.