Visualizações de página

quarta-feira, 27 de março de 2013

Despesas com cultura poderão ficar fora de contingenciamento orçamentário

Projeto que inclui despesas orçamentárias destinadas à cultura entre as que não podem ser contingenciadas foi aprovado nesta terça-feira (12/03) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e segue para decisão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
A proposta (PLS 20/2011 – Complementar) modifica a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000) para estender às despesas com a cultura a mesma proteção dada aos gastos considerados obrigações constitucionais do município, estado ou União.
A autora, Lídice da Mata (PSB-BA), propõe a medida para garantir continuidade de ações programadas para o setor de cultura, considerada por ela “agente catalisador da inovação e da expressão da criatividade nacional e, também, de instrumento essencial e prioritário para o bem-estar e o desenvolvimento do povo brasileiro”.
No mesmo sentido, o relator, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), destaca o papel das manifestações culturais de uma nação como expressão de seus grupos sociais, a serviço do “entrelaçamento e coesão” da sociedade.
Para o relator, o setor tem sido marginalizado, sendo insuficiente o investimento público para formação de artistas e apoio às manifestações culturais, apesar da crescente importância econômica das mesmas. E como agravante a essa falta de recursos, Aloysio Nunes vê o contingenciamento de verbas e a consequente interrupção de projetos culturais como uma ameaça ao setor.
– Ao incluir as despesas com a cultura entre aquelas que não sofrerão limitação de empenho e movimentação financeira, ao lado de outras despesas orçamentárias excepcionadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a proposição busca resguardar e proteger atividades que representam, juntamente com sua profunda significação social e econômica, uma dimensão de todo essencial para a realização plena e multiforme da nação brasileira – disse o relator.
 
Fonte: Agência Senado
 
 

terça-feira, 19 de março de 2013

UM MARCO HISTÓRICO PARA A CULTURA EM ACREÚNA

O dia 18 de Março de 2013, será lembrado como um marco histórico na cultura de Acreúna, pois foi o dia em que foi aprovada na câmara municipal de vereadores, a criação da Secretaria de Cultura. Parabéns ao prefeito Rogério Sandim e aos vereadores envolvidos que aprovaram o projeto, pois só através de um órgão gestor é possível implantar ações efetivas e buscar recursos para a continuidade das mesmas. O Brasil vive um momento favorável à cultura, recentemente foi aprovada a PEC 150 (proposta de emenda constitucional) que regulamenta os repasses financeiros ao setor, ficando a união comprometida a repassar 2% e os estados 1,5% de sua arrecadação aos municípios, mas para isso os municípios terão que investir em contrapartida 1% de sua receita em ações culturais. Temos observado uma crescente preocupação dessa administração quanto às ações da cultura, isso nos deixa otimistas quanto ao futuro do setor, que muito pode contribuir à sociedade.
 



FANFARRA MUNICIPAL DE ACREÚNA

A Secretaria de Educação colocou em prática o Projeto Fanfarra Municipal de Acreúna, parabéns aos monitores musicais Thiago Henrique, Rubéns e a Secretária de Educação Adriana por mais essa iniciativa que atende de forma tão grandiosa a esfera cultural da música em nossa cidade, sem mencionar que a fanfarra trabalhará o civismo, tão pouco valorizado nos tempos atuais. Parabéns ao prefeito Rogério Sandim, por apoiar a cultura e a educação, cultura e educação são pilares fundamentais na construção de uma sociedade mais justa.
 








Tenda do Saber

Parabéns à Secretária de Educação Adriana Almeida e toda a equipe envolvida no Projeto Tenda do Saber, projeto esse que visa levar atividades culturais e educativas às escolas municipais e a comunidade em geral. É bom ver que nessa gestão existe preocupação crescente com a democratização do acesso aos bens culturais, a cultura nunca havia sido foco de debates sérios como vem sendo ultimamente, e através desse diálogo entre a comunidade e o poder público nascerão ações que proporcionarão aos Acreunenses apoio a produção e ao acesso aos bens culturais. Parabéns também ao prefeito Rogério Sandim por apoiar esse relevante projeto.











 
 
 

domingo, 17 de março de 2013

12º SALÃO NACIONAL DE ARTE DE JATAÍ

 
12º SALÃO NACIONAL DE ARTE DE JATAÍ
DESENHO - PINTURA - VIDEOARTE - FOTOGRAFIA - ESCULTURA - GRAVURA - OBJETO - INSTALAÇÃO - PERFORMANCE.
INSCRIÇÕES: 05/03 A 05/04/2013
REGULAMENTO E FICHA DE INSCRIÇÃO: www.jatai.go.gov.br, www.culturajatai.com.br

Fonte: http://www.facebook.com/#!/mac.jatai?fref=ts
 
Artistas, o Salão Nacional de Arte de Jataí é uma iniciativa cultural reconhecida nacionalmente. Participem mostrem sua arte.

sábado, 16 de março de 2013

Árvore centenária de Pirenópolis é derrubada por motivos de segurança.

 
 
Segundo informações da secretaria da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pirenópolis, a Palmeira Imperial plantada por volta de 1895, foi cortada com autorização do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do promotor da comarca de Pirenópolis por motivos de segurança.
Como se não bastassem os cupins, a antiga árvore de aproximadamente 27 metros de altura estava com a raiz (“ocada”) podre.
Segundo moradores, desde o incidente com a Igreja Matriz em 5 de setembro de 2002, quando um incêndio destruiu em poucas horas o que preservou-se durante séculos, a arvore já havia sido comprometida pelas chamas que alcançaram parte de sua extensão. Estava apoiada em uma armação de ferro presa a longos cabos de aço.
Durante as fotos homens da Prefeitura de Pirenópolis trabalhavam na remoção e limpeza do local. - Era comum vê-la balançar durante ventanias e tempestades. Afirmou morador que passava pelo local.
A palmeira que restou, também esta com os dias contados. A ordem da paróquia também incluía sua derrubada, mas foi negada pelo IPHAN.
Um dos principais cartões de visitas da cidade e ponto de encontro de centenas de maritacas, fica agora incompleto, para visitantes e moradores mais apaixonados. Certamente a direção da Paróquia deve providenciar o plantio de uma nova palmeira.
 
 
 
É uma pena, tive o privilégio de conhecer esse lugar a alguns anos e essa notícia me entristeceu muito, era uma planta maravilhosa que completava a vista e dava um charme especial à Igreja. Bom, mas acredito que tal atitude deve ter sido muito bem analisada pois tratava-se de uma planta centenária e se a questão envolvia a segurança, foi melhor agirem com rapidez como fizeram. Agora é ver o que farão as autoridades locais para tentar preencher a lacuna que será deixada no coração dos habitantes de Pirenópolis.


segunda-feira, 4 de março de 2013

ACREÚNA TERÁ UM COMITÊ DO PROLER

No ano passado, inscrevi um de nossos projetos no Prêmio Viva Leitura, aproveitei a ocasião e motivado por uma forte intuição, que chamo de toque divino, resolvi quebrar o protocolo na tentativa de conseguir ajuda para a Cultura em Acreúna. Escrevi então um bilhete pedindo tal ajuda, e não é de ver que acabou dando certo, uma das pessoas responsáveis pelo Prêmio Viva Leitura me ligou essa semana dizendo que achou muito criativa e chegou a se emocionar com nossa iniciativa e por tanto Acreúna estaria sendo a terceira cidade de Goiás a sediar um Comitê do PROLER, que será uma instituição ligada diretamente à Biblioteca Nacional. Até agora só Goiânia e Chapadão do Céu eram as cidades em Goiás que contavam com Comitês do PROLER, enfim Acreúna será agraciada com uma iniciativa que muito contribuirá para o desenvolvimento de atividades ligadas à leitura. Graças ao bom Deus e a pessoas como Ana Fanfa, que foi quem leu nosso bilhete boas coisas tem acontecido em prol da Cultura em Acreúna. Obrigado ao prefeito Rogério Sandim por me convidar a dar seguimento às ações da Cultura em Acreúna.