Visualizações de página

quarta-feira, 17 de julho de 2013

CONHECI O GRANDE ARTISTA PLÁSTICO SANATAN, NA CIDADE DE GOIÁS DURANTE O FICA 2013

Tive o privilégio de conhecer esse grande ícone da arte goiana e brasileira que é o artista Sanatan, figura simples e emblemática que cativa a todos com sua simpatia e impressiona com a força de sua arte. Em breve estaremos realizando juntos um projeto de grande relevância para a cultura goiana e nacional.



ENCONTRO COM BARIANE ORTÊNCIO NO FICA 2013

Convidando Bariane Ortêncio para visitar Acreúna e nos ajudar a desenvolver um projeto de Cultura Popular.




NA CIDADE DE GOIÁS COM LÁZARO NEVES E DONA ANA, PROPRIETÁRIA DO RESTAURANTE BRASEIRO


Na Cidade de Goiás não deixe de conhecer o Restaurante Braseiro da minha amiga Ana. Na foto abaixo, tirada durante o FICA 2013 vemos a Dona Ana ao centro, o grande fotojornalista Lázaro Neves e eu Ruyter Fernandes.


terça-feira, 16 de julho de 2013

Rizzo, grande desenhista residente na Cidade de Goiás

Tive o privilégio de conhecer Rizzo, esse grande desenhista que vive na cidade de Goiás, onde tem esse sebo que comercializa raridades da literatura e outros produtos culturais. Nossa cultura é feita principalmente por iniciativas isoladas como a desse grande artista, que mesmo sem o apoio do poder público dissemina sua arte e enriquece culturalmente quem dela compartilha.

ACREÚNA NO FICA – POLICIAIS AGRIDEM MANIFESTANTES NO PRIMEIRO DIA DO EVENTO


Acreúna mais uma vez esteve representada em um grande evento, participamos do Encontro de Cineclubes Goianos durante o FICA 2013 na Cidade de Goiás. No primeiro dia houve uma manifestação dos estudantes da UEG da Cidade de Goiás, pude presenciar a barbárie da polícia que agiu de forma truculenta e despreparada chegando ao extremo de lançar spray de pimenta em manifestantes que estavam sentados. Como eu me encontrava próximo a manifestação e filmando tudo que podia, fui atingido por spray de pimenta e tentaram tomar minha câmera quebrando inclusive meu tripé. Fui obrigado a sair do local protegido por moradores da Cidade que me conduziram a um local seguro, pois policiais à paisana ameaçavam-me o tempo todo, mas deu tudo certo pude sair ileso e dar sequência aos trabalhos. Nunca imaginei passar por uma situação tão constrangedora, chegando ao extremo de ser agredido pelo simples fato de estar filmando uma manifestação, tomara que nossos governantes se atentem para a necessidade de mudarem a forma de receberem essas manifestações, chega de violência, chega de intolerância. Mas que os manifestantes tenham foco e organização e acima de tudo não agridam quem quer que seja, pois se assim o fizerem perderão a razão e colocarão em descredito tudo aquilo pelo que lutam. 

Grande Doação de Livros Para a Biblioteca Jerônimo Martins Marquez


Recebemos dia 12/ 06 uma grande doação de livros, dentre os quais destacamos vários exemplares do livro Acreúna Primeiros Tempos de Oscar Cunha Neto, livros esses que podem ser considerados verdadeiros tesouros culturais e que contam a nossa história entre os anos de 1964 a 1992. Agradecemos grandemente ao ex-prefeito Eurípedes Gonçalves de Barros, popularmente conhecido como Pankão por essa grade doação que muito enriquecerá o acervo da Biblioteca Pública Jerônimo Martins Marquez.
 
 

Geraldão Diretor de Compras da Prefeitura de Acreúna, foi quem nos trouxe os livros a pedido do Pankão 

 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

37º aniversário de Acreúna

O 37º aniversário de Acreúna foi comemorado em grande estilo, totalizando 5 (cinco) dias de festividades. Na qualidade de diretor do departamento de cultura, eu Ruyter Fernandes, destaco  entre essas atividades a realização do Festival  Musical Adeijamar Durães de Oliveira que proporcionou aos músicos  de Acreúna e região uma oportunidade de peso, para mostrarem seus talentos, homenageando ainda o saudoso Adeijamar Durães que nos deixou tão repentinamente,  destacamos ainda o resgate do civismo através da realização de um grande desfile cívico militar que contou com a participação de todas as escolas de Acreúna,  escolas de Rio Verde, Santa Helena de Goiás  e participação especial do corpo de Bombeiros de Goiás e do Tiro de Guerra 11006 de Rio Verde. Mesmo com pouco tempo para os ensaios, a Banda Marcial Délio de Vasconcelos, se apresentou de forma grandiosa, fruto do trabalho dos maestros Rubens e Thiago Henrrique, e da Mariana de Lara que ensaiou o corpo coreográfico e as balizas. A banda Marcial de Acreúna, foi nomeada de Banda Marcial Délio de Vasconcelos em homenagem ao saudoso professor Délio, pioneiro na educação em Acreuna e compositor de nosso hino. 

Bandas que marcaram presença no desfile:
Banda Marcial Délio de Vasconcelos - Acreúna
Banda Marcial do Colégio Miltes Furquim de Oliveira
Banda Marcial do Colégio Vital de Oliveira - Santa Helena de Goiás
Banda Marcial de Jataí
Banda de Musicas Filadelfo Borges de Oliveira- Rio Verde
Banda de Musicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás
Tiro de Guerra 11006 - Rio Verde
 
Tivemos ainda grandes shows todas as noites no parque de exposições agropecuárias com:

Renato e Raphael
Racyne e Rapafel
Mlionário e José Rico
Leonardo

Tivemos tabém um show de  manobras radicais com a equipe Junim Moto Show 

Obrigado ao prefeito municipal por nos proporcionar esses momentos de lazer e cultura e aos acreunenses que compareceram em grande número todos os dias do evento.































 




 
 

Apresentação do filme O Palhaço dia 21/05

Simplesmente um sucesso, é como podemos definir a apresentação do filme O Palhaço no 21/05. Tivemos um público estimado em mais de 1200(mil e duzentas) pessoas. Agradecemos ao Instituto ICUMAM que é o realizador do circuito de cinema popular e ao Novo Mundo que patrocina o mesmo, ficamos felizes em colaborar dando apoio local.  Segundo os produtores do evento Acreúna recebeu o maior público de todo o circuito. Obrigado ao povo de acreuna que recebeu de braços abertos mais esse evento cultural que tem como foco democratizar o acesso e contribuir para formação de público para o audiovisual.
 


 
Fotos: Instituto ICUMAM

domingo, 19 de maio de 2013

Apresentação da Orquestra Caipira Alma Sertaneja na Bahiinha

Ontem 18/05 a Orquestra Caipira Alma Sertaneja se apresentou no povoado Bahiinha, representando o município de Acreúna e levando a todos os participantes a verdadeira essência da música caipira raiz. Obrigado ao prefeito Rogério Sandim pelo apoio dado a Orquestra caipira, que outros gestores municipais sigam esse exemplo e valorizem seus talentos  locais. Agradecemos ainda  ao professor Reginaldo Batista pelos anos à frente da Orquestra, pois sem ele ela não teria chegado onde chegou, hoje no entanto a Orquestra é regida pelo Sr. Emiliano, outro grande representante da música caipira raiz.