Aconteceu no dia 23 de Março de 2010, no Centro de Convivência do Idoso, o 1º encontro da Roda de Viola de Acreúna, estiveram presentes, mais de 20 (vinte) músicos do município além de autoridades locais como: a Secretária de Educação Izeulte Helena, o Diretor de Cultura Ruyter Fernandes, a Coordenadora do Programa Conviver Marta Souza e o Vereador Manoel Dias Monteiro, além de vários visitantes que dançaram e se divertiram ao som das violas, sanfonas e violões. Esse primeiro encontroque teve a iniciativa do Diretor de Cultura Ruyter Fernandes, foi festivo e descontraído, no entanto nos próximos começarão os ensaios para que o grupo se entrose ainda mais, afinal o objetivo é a formação de uma orquestra de violeiros, sonho compartilhado por muitos e que com a dedicação desses fabulosos artistas da música será concretizado dentro de pouco tempo, pois como disse um dia o célebre Raul Seixas: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.”
Se você é músico de Acreúna ou região, participe desse movimento em prol da música Goiana, os próximos encontros vão acontecer toda Terça Feira a partir das 19:30 h, no Centro de Convivência do Idoso, ao lado do antigo Mercadão. Em reunião realizada com a presença da maioria dos músicos decidiu-se os novos dias para os ensaios, de forma que nas Terças apenas os músicos participarão , para poderem ensaiar melhor e em toda ultima Quinta Feira de cada mês os músicos abrirão o salão para receber os visitantes que poderão se divertir ao som das violas, violões e sanfonas.
O senhor Marco Cesar dos Santos, caminhoneiro e músico, mora em Acreúna desde 1988, figura conhecida e respeitada em toda comunidade, a algum tempo vem levando o nome do município a lugares distantes, pois possui um Fusca ano de fabricação 68 / modelo 68, com o qual tem participado de Encontros de Colecionadores de Carros Antigos. Participou de vários encontros no Estado de Goiás e fora dele, além de ter participado do 5º e 6º Encontro Nacional do Fusca respectivamente nos anos de 1993 e 1994. Mas o fato que mais nos orgulha e sobre o qual gostaríamos de chamar a atenção é que o Fusca do senhor Marco Cesar, nosso popular Marcão será o primeiro carro do município de Acreúna a ganhar uma placa preta, sendo reconhecido como carro de coleção, no qual foi atestado mais de 80% de originalidade.
Parabéns Marcão e continue levando o nome do nosso município além de todas as fronteiras, junto com seu companheiro do final da década de 60.
Banner do II Concurso Augusto dos Anjos 2009
O III Concurso de Poesias Augusto dos Anjos aconteceria em Maio de 2010, no entanto precisaremos adiá-lo, aos amantes da literatura nossas desculpas por esse adiamento, mas ele acontecerá tendo em vista que já faz parte da tradição acreunense, indo para sua 3ª edição. Todas as Escolas do Município sejam elas públicas ou particulares, estão convidadas a participarem, também haverá uma categoria para inclusão da comunidade, dessa forma dando a todos a oportunidade de participação. Maiores informações na Diretoria de Cultura ou pelo fone (64) 3645 8009
=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=
Ah! Dentro de toda a alma existe a prova de que a dor como um dardo se renova quando o prazer barbaramente a ataca...
=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=
BUDISMO MODERNO
Tome, Dr., esta tesoura, e... corte Minha singularíssima pessoa. Que importa a mim que a bicharia roa Todo o meu coração, depois da morte?!
Ah! Um urubu pousou na minha sorte! Também, das diatomáceas da lagoa A criptógama cápsula se esbroa Ao contato de bronca destra forte!
Dissolva-se, portanto, minha vida Igualmente a uma célula caída Na aberração de um óvulo infecundo;
Mas o agregado abstrato das saudades Fique batendo nas perpétuas grades Do último verso que eu fizer no mundo!
=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=
Falas de amor, e eu ouço tudo e calo! O amor da Humanidade é uma mentira. É. E por isto que na minha lira De amores fúteis poucas vezes falo....
=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=§=
O Concurso de Poesias Augusto dos Anjos, acontecerá pela 3º vez, tendo como tema nas categorias estudantis a cidade de Acreúna e o estilo literário será o soneto. Já na categoria livre onde toda a comunidade pode participar a temática será livre e estilo literário também, se você é morador de Acreúna participe.
REALIZAÇÃO: GOVERNO DE ACREÚNA ORGANIZAÇÃO: DIRETORIA DE CULTURA DE ACREÚNA
Efusivos agradecimentos à Secretária de Educação Izeulte Helena, pelo apoio dado ao concurso.
O cinema possui uma ação mágica quase sobrenatural sobre as pessoas, principalmente sobre as crianças, essa magia é fruto dos elementos que as envolvem, quando se encontram em uma sala de projeção, a tela enorme, a meia luz o som diferenciado, enfim, o cinema pode ser um grande aliado no processo educacional de nossas crianças. Em vista disso tivemos a idéia de elaborar esse projeto, tendo também como foco a utilização da nossa sala de projeções como entretenimento e lazer, sem custos para a comunidade, pois podemos exibir filmes que já estão nas locadoras gratuitamente ou seja além dos filmes educacionais e Docs., exibiremos também filmes comerciais, pois possuímos uma licença que nos dá essa permissão sem que sejam violados os direitos autorais. Com isso tornaremos o projeto mais dinâmico e menos maçante, pois sempre teremos um filme novo para exibir, então outro objetivo será alcançado pois um público apreciador da 7ª Arte será formado, e todos sem exceção poderão ter acesso a esse bem cultural, pois apesar das limitações quanto ao número de assentos o Projeto será contínuo, atendendo nas quintas feiras as Escolas Municipais, nas sextas as Escolas Estaduais e nos sábados a comunidade em geral em duas sessões. Ou seja com essa frequência dentro de dois anos terão passado pela sala de projeção mais de 20 000 (vinte mil) pessoas.